SEGUIDORES

7.6.06

"Tuga" Sem Memória




"Tuga" Sem Memória Deita Abaixo Árvore Centenária



Infelizmente, tenho a compartilhar convosco uma má notícia para todos aqueles que amam a sua terra de origem - Moçamedes - Namibe.

Um português, oriundo de Moçambique, o actual maior empresário da província do Namibe, exibindo uma riqueza e prosperidade que causam especulação por aqui, terá adquirido o terreno onde antes existiu a Papelaria Regina, da falecida Regina Trindade Peixoto. Esse terreno situa-se frente ao antigo anexo do Hotel Moçamedes que foi propriedade da família Bento, na esquina para a principal avenida da cidade.

Nesse terreno, como todos se lembrarão, existia um enorme pinheiro ou cedro, já centenário, que todos recordarão. Era um verdadeiro ex-libris da cidade, servindo inclusivamente de árvore de Natal.

O nosso português afortunado, entre outras coisas, tem aqui uma serração de madeira e com diligência que o bolso quente dá, lá achou que a árvore ficava melhor deitada abaixo e na sua serração. E deitou-a abaixo no final da passada semana. Vive aqui há seis ou sete anos. Memória não tem, amor à terra... também não... e o muito dinheiro que aparenta ter e cuja origem se desconhece deu-lhe a "força" e a "coragem" dos pesporrentes para deitar abaixo aquilo que, embora estando numa propriedade privada, era património colectivo de gerações e gerações que aqui nasceram, cresceram e morreram vendo imponente a "sua" árvore na avenida.

Ficámos todos mais pobres! Portugueses destes, com o seu mau exemplo, não fazem falta à nossa terra!

Mais não digo pois pode-me fugir a boca para mais verdades!

A palavra aos moçamedenses da diáspora!

Malai Mutin


in
SanzalAngola 23.4.2006
http://www.sanzalangola.com/forum/thread.php?threadid=13486&sid= ac. 06.07.2006

crédito da imagem: Manuela Lopes




Sem comentários: